O Grupo de Estudo Emilie Snethlage

O Grupo de Estudo Emilie Snethlage foi formado em 2016 com estudantes de diversos cursos da UFPR Litoral, a maioria participantes do ICH Ornitologia e Conservação. O principal interesse do Grupo Emilie é promover a conservação de aves por meio de ações de educação ambiental. Para isso, o Grupo Emilie elabora atividades didáticas que possam ser usadas por professores, educadores, ONGs e quem mais se interessar.

O primeiro projeto do Grupo foi elaborado para contribuir com o ‘Ano do Papagaio’, uma ação promovida pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. O Grupo Emilie formulou atividades didáticas que envolviam aspectos gerais biologia dos papagaios e questões sobre conservação e tráfico ilegal. As atividades foram apresentadas no XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, publicado na revista Educação Ambiental em Ação, doado para os projetos de pesquisa e encontra-se integralmente disponível online. Você pode ler mais sobre esse projeto e ver fotos aqui.

Para o ano de 2017, o Grupo Emilie decidiu focar nas aves capturadas ilegalmente no Litoral do Paraná. Em contato com o Batalhão da Polícia Ambiental, uma lista de aves apreendidas em todo o litoral foi fornecida ao Grupo. As atividades visam promover o conhecimento das aves locais e a observação de aves em vida livre, desencorajando práticas de caça a manutenção de aves em gaiolas. Os resultados preliminares desse projeto foram apresentados no II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, UFPR Litoral. Esse segundo projeto foi um passo grande em relação ao primeiro, uma vez que o primeiro focou numa lista de cinco espécies e agora o grupo trabalha com 35 espécies!

O Grupo Emilie Snethlage é coordenado pelo professor Luiz Mestre e pela voluntária Juliana Rechetelo e tem como integrantes as alunas Aline Messias, Aline Stella Ferro, Silvana Pampuch, Juliana Ramos e Giorgia Azeredo. Qualquer pessoa interessada em ajudar nas atividades do Grupo é bem vindo.

 

Emilies