Contribuição ao Ano do Papagaio

Papagaios e outros membros da família Psitacidae estão entre as aves mais ameaçadas do mundo. A perda de habitat e o comércio ilegal são os principais fatores do declínio populacional de diversas espécies. Caçadores e traficantes de psitacídeos destroem os ninhos, matam os indivíduos adultos e pegam filhotes para ser comercializados ilegalmente. Filhotes são tratados e transportados em condições precárias e a maioria morre antes de chegar ao destino final.

Para alertar sobre o tráfico ilegal de papagaios e difundir a conscientização dessas espécies no Brasil, foi lançada a campanha Ano do Papagaio (2016), coordenada pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SBZ) com apoio do CEMAVE/ICMBio e parceria com projetos de conservação em todo o território nacional. Cinco espécies de papagaios fazem parte da iniciativa: papagaio-de-cara-roxa, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-charão, papagaio-chauá e papagaio-verdadeiro.

A fim de contribuir com o Ano do Papagaio, o Grupo de Estudos Emilie Snethlage elaborou materiais didáticos para ajudar na divulgação e conscientização da conservação de papagaios para crianças e adolescentes. O Grupo também ministrou palestras para estudantes do Ensino Fundamental da cidade de Matinhos e aplicou o material didático.

As atividades foram doadas a todos os projetos de conservação envolvidos no Ano do Papagaio e, além disso, um relato de expêriencias da aplicação dessa atividade foi publicada na Revista Educação Ambiental em Ação e apresentado no XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental.

Parabéns às estudantes do Grupo pelo excelente trabalho.

O próximo projeto já está em adamento. Venha ser uma ‘Emilie’, participe do nosso Grupo.

 

Prévia do material didático:

(Baixe o arquivo completo no site da Revista EA em Ação e use em suas aulas)

 

Fotos do dia da palestra em Matinhos:

 

JulianaRechetelo AnodoPapag SESC2016 (13)