Cocoruta e Sebito – primeira fase concluída com sucesso!

Primeira fase do Projeto das Aves Endêmicas de Fernando de Noronha foi finalizada com sucesso. Foram 20 dias de trabalho de campo, incluindo o planejamento e muita burocracia. A equipe de campo foi composta pelos pesquisadores: Prof. Dr. Luiz Mestre, Dra. Juliana Rechetelo, Dra. Chistiana Faria e a mestranda Cecília Licarião.

Ao longo desses dias o foco dos pesquisadores foi capturar, anilhar e avaliar a saúde da Cucuruta (Elaenia ridleyana) e do Sebito (Vireo gracilirostris). Varias áreas foram amostradas, tanto próximas das vilas quando áreas mais conservadas, que fazem parte do Parque Nacional Marinho, onde não há construções. Foram mais de 90 aves capturadas e anilhadas com um esforço de 19.162 m2 h de rede. Também foram realizados pontos de escuta nas áreas conservadas e antropizadas a fim de determinar a densidade populacional dos indivíduos.

 

Durante a nossa estadia contamos com o apoio da Marinha do Brasil, ICMBio (Thayná Jeremias Mello e demais servidores) e dos moradores que nos receberam com muito carinho. A família Marinha do Brasil colaborou desde o alojamento até o transporte aos lugares mais inóspitos e nos horários mais irregulares (hora de passarinho) possíveis; acolheu a toda equipe com muito carinho. Esse apoio foi fundamental para o sucesso da primeira fase do projeto. Estamos extremamente gratos por tamanha gentileza, em especial ao Comandante Araújo, aos Sub Oficiais Eduardo Bonifácio Ferreira e Marcos Aurelio de Jesus Santos e todos os marinheiros (Julio Pereira Moreno, Jose Luiz Vicente Ferreira Jr., Cleiton Wanderson da Silva, Pedro Felipe Karkachi Lima entre outros) que nos acompanharam nessa primeira fase.

 

Sub-oficial Eduardo ajudando infinitamente na logística do nosso campo:

Sub-oficial Marcos ajudando Luiz e Cecília na instalação de camera-trap:

 

Cecília segue em Noronha para dar continuidade ao projeto, focando na caracterização do habitat, avaliação da disponibilidade de recursos alimentares e área de vida.

Boa sorte Cecília, estamos aguardando mais novidades!

Obrigada à todos que contribuíram para o sucesso da primeira fase do projeto Aves Endêmicas de Fernando de Noronha.

DSC_1026p
Sebito anilhado em Fernando de Noronha

 

 

 

Leave a comment